Castelo da Lousa

Sítio (42)
  • Tipo

    Habitat

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Évora/Mourão/Luz

  • Período

    Idade do Ferro e Romano

  • Descrição

    O sítio implanta-se num promontório sobre a margem esquerda do rio Guadiana e é delimitado por duas ribeiras, a da Lousa e a do Montinho, que definem vertentes acentuadas em redor do local. Além da plataforma superior onde se localiza o edifício principal, existem desníveis naturais a NW e a NE que definem dois níves de plataformas voltadas para o rio Guadiana. As duas plataformas superiores foram já parcialmente escavadas nos anos 70 por Afonso do Paço e Joaquim Bação Leal. Existem ainda outras duas a niveis inferiores, igualmente com vestigios. Os materiais testemunham ocupação humana desde o século I a.C. e até ao século I d.C. O edifício principal apresenta uma planta quadrangular com cerca de 23 x 20 m. Foram vários os investigadores que se têm referido a este local, discutindo sobretudo a sua função. Umas das teses defende que o Castelo da Lousa é um fortificação militar para vigilância de uma via de comunicação e policiamento de um território com explorações mineiras. Outras opiniões defendem que seria antes "casa agrícola fortificada", no âmbito de um programa de colonização.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Na propriedade denominada "Montinho", 8 km a SW de Mourão, na margem esquerda do Guadiana; entre a foz da ribeira da Lousa, a Norte, e a ribeira do Montinho, a Sul.

  • Espólio

    Fragmentos de ânforas, cerâmica campaniense, cerâmica doméstica comum romana, "terra sigillata", uma escudela; objectos metálicos: fivela, pinça em cobre, "simpulum"; três moedas, uma em bronze; fragmentos de mós manuais em xisto.

  • Depositários

    ARKHAIOS - Profissionais de Arqueologia e Paisagem, Lda.

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 00042 e 7.16.3/14-10(1)

Bibliografia (9)

Castelo da Lousa (Mourão). Boletim da Junta Distrital de Évora (1965)
Castelo da Lousa (Mourão). Campanhas de escavações de 1965, 1966 e 1967. Conimbriga (1968)
Castelo da Lousa. Ein Wehrgehoft Caesarish - Augusteischen Zeit. Madrider Mitteilungen (1985)
Castelo da Lousa. Mourão (Portugal). Una fortificación romana de la margen izquiérda del Guadiana. Archivo Español de Arqueologia (1966)
Estudos de geoarqueologia no Castelo da Lousa, Mourão (2003)
Intervenção arqueológica no Castelo da Lousa. Al-madan (2002)
Inventário artístico de Portugal: distrito de Évora: concelhos de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo e Vila Viçosa. Inventário artístico de Portugal (1978)
Paleoecologia Humana e Arqueociências. Um Programa Multidisciplinar para a Arqueologia sob a Tutela da Cultura. Trabalhos de Arqueologia, 29 (2003)
Roman Portugal (1988)

Fotografias (93)

Localização