Torres Vedras - Capela de São João Baptista

Sítio (6483)
  • Tipo

    Inscrição

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Lisboa/Torres Vedras/Santa Maria, São Pedro e Matacães

  • Período

    Romano

  • Descrição

    A Capela de São João Baptista localiza-se no Alto de São João, na zona central da cidade, junto do cemitério. A sua existência recua, pelo menos, a 1336, tendo sido reedificada em 1560. Em 1750 foi construído um edifício anexo, para recolhimento de freiras carmelitas, adaptado, em 1810, a fortificação das Linhas de Torres. A colina onde se encontra mantém a tradição sepulcral, provavelmente, desde a 1ª Idade do Ferro, e que se poderá ter mantido após a chegada dos romanos. No último quartel do século XVI, Jacobo Strada registou a presença de uma epígrafe funerária romana, reutilizada, junto ao altar da capela de São João. O pedestal viria a ser redescoberto em 1847, reutilizado no alicerce do cunhal sueste da capela-mor. Desconhece-se, contudo, se este pedestal é proveniente do local, ou de um outro sítio próximo, como a zona do Mercado Municipal, onde foi encontrada uma sepultura romana. O pedestal é datado da primeira metade do século I e é dedicado por Lúcio Valério Arcão ao seu falecido genro, Marco Júlio Crescente. Os citados são indivíduos plenamente romanizados, integrados na tribo Galéria e pertencentes à aristocracia local. Este sítio, juntamente com o CNS 41979, CNS 41983 e CNS 41986 e cns 41988, insere-se numa área da cidade com uma milenar tradição sepulcral, que se mantém até hoje.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Através da Rua Princesa Maria Benedita, no centro da cidade de Torres Vedras.

  • Espólio

    Pedestal funerário de calcário lioz, sem decoração cuidada. Apresenta-se alisado na face e nos flancos. No topo ostenta três entalhes geométricamente dispostos. É datado da primeira metade do século I e dedicado por Lúcio Valério Arcão ao seu falecido genro, Marco Júlio Crescente.

  • Depositários

    Museu Municipal Leonel Trindade - Torres Vedras

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    2001/1(148)

Trabalhos (0)

    Bibliografia (7)

    A urbe de Torres Vedras e a sua cerca medieva. Fortificações e território na Península Ibérica e no Magreb (séculos VI a XVI) (2013)
    Descripção Historica e Economica da Villa e Termo de Torres Vedras. Memórias da Academia Real das Sciencias de Lisboa (1819)
    II. Inscriptiones Hispaniae Latinae. CIL Corpus Inscriptionum Latinarum (1869)
    Inscripciones latinas de la España Romana: antología de 6.800 textos / ILER (1972)
    Inscrições romanas do Museu Municipal de Torres Vedras. Conimbriga (1982)
    Inventário do Património Natural e Cultural - Fichas do Património Arqueológico de Torres Vedras (2021)
    Portugal Antigo e Moderno (1873)

    Fotografias (0)

    Localização


    Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

    Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0