Rabuje 5

Sítio (11706)
  • Tipo

    Anta/Dólmen

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Portalegre/Monforte/Monforte

  • Período

    Neo-Calcolítico

  • Descrição

    Apresenta seis esteios de xisto, encontrando-se o de cabeceira tombado, em consequência da despedrega anterior efectuada que pesou sobre ele. Para Sul surgia um alinhamento de quatro pequenos esteios que anteriormente se considerou serem o corredor. Tendo em conta a nova orientação da câmara, este alinhamento poderá ser um átrio em crescente ou, foi apenas empurrado durante a despedrega. A mamoa que subsite terá cerca de 13m de raio, mas na área N-W é menor (apenas com cerca de 10m) devido à erosão natural. Escavada em 2002 e 2003 (Rui Boaventura) verificou-se a existência de uma câmara tendencionalmente rectangular, orientada a W-E, e a partir da qual arranca um corredor orientado NW-SE. Isto resulta num monumento com o corredor descentrado. Essa situação parece ter resultado de uma adição à câmara que, de acordo com as prescrições mágico-religiosas, obrigaram o corredor àquela orientação. Os artefactos recolhidos dentro da câmara e corredor limitaram-se a lascas de quartzo, alguns geométricos em sílex e escassos fragmentos cerâmicos informes e duas peças metálicas atribuíveis ao Bronze final e Idade do Ferro. Nas terras da mamoa foram recolhidas diversas lascas, sobretudo de quartzo branco e hialino. Não deverá corresponder a nenhum dos sepulcros listados por C. Ribeiro e N. Delgado (apud Neto, 1976-77), nem a qualquer dos três marcados por A. Cunha (1985b: n.º 19), pela sua fraca visibilidade. Identificada no âmbito do projecto COMONPH (Boaventura e Lopes, 1998: A.IV - p.5).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Localizado na Herdade dos Sardos e anexos. Localiza-se a cerca de 680m a WSW do Monte do Arrabujo.

  • Espólio

    2 mós, lascas de quartzo, geométricos em sílex e escassos fragmentos cerâmicos informes, peças metálicas, barro de cabana e pedra polida.

  • Depositários

    Câmara Municipal de Monforte

  • Classificação

    Em Vias de Classificação (Homologado como MN - Monumento Nacional)

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 11706, 95/1(223) e 99/1(241)

Bibliografia (5)

A geologia das Antas de Rabuje (Monforte, Alentejo). Revista Portuguesa de Arqueologia (2000)
Identificação de um fragmento de carvão recolhido na anta 5 de Rabuje. Monforte, Portalegre (2003)
Notícias inéditas sobre dólmens em Portugal. Setúbal Arqueológica (1977)
O sítio calcolítico do Pombal (Monforte). Uma recuperação possível de velhos e novos dados (2001)
Os IV e III milénios a.n.e. na região de Monforte, para além dos mapas com pontos: os casos do cluster de Rabuje e do povoado com fossos de Moreiros 2. Revista Portuguesa de Arqueologia (2006)

Fotografias (4)

Localização