Penedo dos Mouros

Sítio (12085)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Guarda/Gouveia/Arcozelo

  • Período

    Neolítico e Idade Média

  • Descrição

    Trata-se de um tor granítico que define do seu lado Sul um abrigo natural que foi ocupado durante o Neolítico Antigo/Médio. O sítio voltou apenas a ser ocupado durante a Alta Idade Média (séculos IX e X), quando o tor serviu para instalar uma estrutura defensiva construida em madeiras de carvalho e castanheiro que defenderia um recinto amuralhado, dentro do qual existiriam algumas unidades habitacionais do tipo aldeão. Este sítio fortificado encontra-se implantado no rebordo de um antigo leito do Mondego, possuindo domínio visual sobre o vale da Ribeira de Boco, afluente daquele rio. O conjunto de penedos conta com diversas estruturas esculpidas das quais se destacam os degraus, os sulcos, os entalhes e algumas gravuras, como "covinhas", reticulados e uma linha ondulante de aspecto serpentiforme. Existe uma sepultura escavada na rocha no centro do povoado (CNS 19642). O sítio é abandonado no século X após um incêncio que o destruiu.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Caminho em terra batida com cerca de 2Km que parte da EN 17, do lado direito de quem segue na direcção de Coimbra.

  • Espólio

    Fragmentos de artefactos cerâmicos de tecnologia manual e a roda, com decorações incisas de linhas onduladas e linhas paralelas e com cordões plásticos, alguns digitados. Foram também exumadas mós de rolo, uma conta de colar em pasta vítrea, escórias e barro cozido. Cerâmicas pré-históricas, material lítico e macrorestos vegetais.

  • Depositários

    Extensão da Beira Interior, Instituto Português de Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 12085, 2005/1(642) e 98/1(015)

Bibliografia (7)

A produção cerâmica dos séculos IX a XI na região do Alto Mondego (Portugal). Estudos de Cerâmica Medieval: O Norte e Centro de Portugal Séculos IX a XII (2014)
Do século IX ao XI no alto vale do Mondego (Guarda, Portugal): Dinâmicas de povoamento e estruturas sociais.. Debates de Arqueología Medieval (2011)
Estudos de arqueobotânica no Penedo dos Mouros / Gouveia - II (2003)
Levantamento arqueológico do concelho de Gouveia, 1ª Fase: a Necrópole Medieval do Risado, o conjunto de Carreira Cova e a Sepultura de Penedo dos Mouros. Notícia preliminar. Trabalhos de Arqueologia da E.A.M. (1994)
O Caldeirão da Quinta do Pé do Coelho e o Penedo dos Mouros: primeira interpretação como santuários rupestres.. Actas do Congresso de Proto-História Europeia (2000)
O Penedo dos Mouros (Gouveia) no seu contexto paisagístico: anotações preliminares. Revista Portuguesa de Arqueologia (2004)
O povoado de Penedo dos Mouros (Arcozelo, Gouveia) no contexto do século X no sector noroeste da Serra da Estrela. Do império ao reino : Viseu e o territorio (2018)

Fotografias (4)

Localização