São Pedro de Lourosa

Sítio (3979)
  • Tipo

    Necrópole

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Coimbra/Oliveira do Hospital/Lourosa

  • Período

    Romano, Alta Idade Média e Medieval Cristão

  • Descrição

    Conjunto de 22 sepulturas associado à Igreja de São Pedro de Lourosa (igreja moçárabe que data de 912, segundo uma inscrição aí existente). A mesma situa-se no centro da aldeia de Lourosa e foi, ao longo do tempo, continuamente frequentada pela comunidade paroquial. Por este motivo, foi alvo de várias intervenções ao longo dos séculos, situando-se a primeira em 1189. A sua traça mantém ainda elementos arquitectónicos do século IX. Junto a este templo situa-se a respectiva necrópole de sepulturas antropomórficas escavadas na rocha (no exterior contabilizaram-se 13 e no interior 9). Saliente-se que, à excepção de uma, todas as sepulturas se encontram orientadas a E. Há registo de que a necrópole prolongar-se-ia para o lado sul do tempo, onde existiriam mais 5 sepulturas, de tipologia não mencionada. No local foi também identificado um sarcófago trapezoidal integrado num muro de uma casa e um pio de planta circular, aberto no afloramento xistoso, no interior da igreja. No sítio do Carvalhal, localizado num vale irrigado por várias linhas de água, foram recolhidos fustes de coluna e material de cronologia romana. Este sítio localiza-se a 250 m para Sudoeste da Igreja da Lourosa. A sul da mesma, é também observável uma calçada em seixo que se prolonga pelo interior da actual aldeia e prossegue até ao lugar de Pombal e daqui até Vila Pouca da Beira. Numa casa próxima encontra-se também um rochedo com algumas gravuras. É ainda de mencionar que o sítio onde se encontra implantada a Igreja apresenta uma defensibilidade reduzida e que está rodeado por duas linhas de água. (Lourenço, 2007)

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No centro da aldeia de Lourosa, na Igreja de São Pedro da Lourosa. (Fernandes, 2006)

  • Espólio

    Fustes de coluna e material de cronologia romana. (Lourenço, 2007)

  • Depositários

    -

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    -

  • Processos

    2003/1(370), 2004/1(403) e S - 03965

Bibliografia (6)

A Igreja de Lourosa da Serra da Estrela. Notas de Arqueologia (1912)
A ordem toscana na Lusitânia ocidental: problemática e caracterização do seu emprego : a propósito das peças reutilizadas da Igreja de S. Pedro de Lourosa (Coimbra). Revista Portuguesa de Arqueologia (2009)
Arqueologia Rural: Concelho de Oliveira do Hospital (2010)
Concelho de Oliveira do Hospital: Subsídios para a sua História (1998)
O Povoamento alto-medieval entre os rios Dão e Alva.. Trabalhos de Arqueologia (2007)
Reconstituição, Reintegração, Restauro: Os Projectos de intervenção na Igreja Pré-Românica de Lourosa (1929-1934). Património Estudos (2006)

Fotografias (0)

Localização