Pesquisa de sítios arqueológicos

Pesquise por nome ou CNS

 

Abertura de candidaturas a apoio financeiro extraordinário a projetos de investigação plurianual em Arqueologia 2021

A Direção-Geral do Património Cultural abre candidatura a apoio financeiro extraordinário a Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia (PIPA) no montante total de 200.000€ para a promoção da investigação em arqueologia e destina-se aos projetos de investigação previamente sujeitos a avaliação pelo Painel Nacional de Avaliação, aprovados e em curso, excetuando aqueles que, de acordo com o Regulamento dos Trabalhos Arqueológicos em vigor, foram «previamente sujeitos a avaliação de mérito científico por instituições nacionais com competências na área» (Artº 8º, nº 4, a), do DL 164/201, de 4.11).

Consulte aqui o anúncio de abertura.

 

O Portal do Arqueólogo permite três níveis de acesso diferentes:

  • Acesso ao público em geral para pesquisa de património arqueológico.
  • Acesso a profissionais habilitados a dirigir trabalhos arqueológicos e outros profissionais que careçam de informação mais detalhada para o seu desempenho profissional.
  • Acesso a entidades enquadrantes e contratantes.

Para os dois últimos tipos de acesso será necessário pedir registo no Portal, clicando em Login (canto superior direito), preencher o formulário e submeter, sendo posteriormente notificado pelos nossos serviços com a indicação do Login e Password de acesso.

As Entidades Enquadrantes e Contratantes de trabalhos arqueológicos, ao registarem-se no Portal do Arqueólogo, serão notificadas com uma senha individual e pública, sendo esta última necessária para a submissão dos Pedidos de Autorização de Trabalhos Arqueológicos (PATA), a fornecer ao arqueólogo responsável.

 

O Portal do Arqueólogo permite dois tipos de pesquisas de património arqueológico:  

  • Pesquisa geral (texto e imagens).
  • Pesquisa georreferenciada (GeoPortal).

Procuraremos manter este Portal atualizado, tornando-o num meio de comunicação entre a DGPC, profissionais, empresas e todos os cidadãos interessados em património arqueológico.

Boa navegação!

Sítios Visitáveis

Portal do Arqueólogo vocacionado para o cidadão, com o intuito de disponibilizar informação sobre arqueossítios visitáveis, tendo como ponto de partida informação da base de dados da DGPC e a sua articulação com informação proveniente das Direções Regionais de Cultura e de websites de Câmaras Municipais.

Mostrar mais