O acesso aos recursos aqui disponibilizados é gratuito.
É obrigatório aceitar os Termos e Condições de Uso; a declaração de aceitação é válida apenas para o período da sessão da navegação.
O Arquivo da Arqueologia Portuguesa integra a informação gerada pela atividade arqueológica de salvaguarda, investigação e valorização.
Os relatórios são disponibilizados através do Portal do Arqueólogo para efeitos de investigação, ensino e aprendizagem; tratam-se de relatórios de progresso, preliminares, finais e de bioarqueologia, de acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 164/2014, de 4 de novembro, que aprova o Regulamento de Trabalhos Arqueológicos (RTA).
A dimensão do acervo do PA depende da capacidade do serviço para a digitalização dos relatórios e do seu registo na base de dados - Endovélico.
A utilização deste serviço deve ser feita de boa-fé e exige o reconhecimento da fonte e dos direitos de autor dos redatores dos relatórios; os relatórios destinam-se apenas para uso não comercial.
Solicita-se aos utilizadores que notifiquem os serviços de quaisquer erros que detetem nos recursos disponibilizados e que, caso realizem estudos não sujeitos ao RTA, disponibilizem para registo a respetiva referência bibliográfica.
A informação deverá ser remetida para os seguintes endereços: portalarqueologo@dgpc.pt e informacaoarqueologica@dgpc.pt.
A bibliografia que tenha por fonte os recursos aqui disponibilizados deve referi-lo.
Exemplo de uma citação correta:
Autor, A.A. (2015) - Título do documento. Acedido em: dia, mês, ano em: URL.
DIAS, Ana Carvalho (2010) - Trabalhos Arqueológicos prévios ao projecto de reabilitação de edifício a restaurante no Pátio dos Carrascos do Convento de Cristo. Acedido em: 27 de setembro, 2015 em:http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/
Escavação
1998
PNTA/98 - Zambujalinho - Centro Produtor de Ânforas do Vale do Sado
Relatório Aprovado
16/08/1998
03/09/1998
No extenso olival do Zambujalinho foram detectadas entre 89 e 91 vários sectores de ocupação do sítio arqueológico. Ao desenvolvimento deste projecto interessa essencialmente definir a localização do sector de produção, recolher de forma sistemática e contextual o espólio cerâmico proveniente desse sector, proceder à sua caracterização e associação com outro material. Em última análise, pretende-se vir a obter dados sobre a proveniência das matérias-primas, a identificação dos conteúdos e das oficinas de produção, as ligações comerciais estabelecidas.
Seguindo os resultados das prospecções magnéticas realizadas no sítio por uma equipa da Universidade de Aveiro, coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Almeida, foram, localizadas duas estruturas: um forno circular com a base revestida a tijoleira que parece ter servido para o fabrico de cal e um outro, piriforme, de reduzidas dimensões, para cozer cerâmica. Esta última estrutura deveria ter anexas instalações para preparação e armazenagem dos produtos, provavelmente um pátio coberto, como a recolha de vários tijolos de quadrante o faz supor. Uma sondagem realizada sobre uma das anomalias magnéticas indicadora de alinhamentos, revelou a existência de impressionantes depósitos de ânforas da 1ª fase.
Isabel Cristina Ferreira Fernandes
-
-