O acesso aos recursos aqui disponibilizados é gratuito.
É obrigatório aceitar os Termos e Condições de Uso; a declaração de aceitação é válida apenas para o período da sessão da navegação.
O Arquivo da Arqueologia Portuguesa integra a informação gerada pela atividade arqueológica de salvaguarda, investigação e valorização.
Os relatórios são disponibilizados através do Portal do Arqueólogo para efeitos de investigação, ensino e aprendizagem; tratam-se de relatórios de progresso, preliminares, finais e de bioarqueologia, de acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 164/2014, de 4 de novembro, que aprova o Regulamento de Trabalhos Arqueológicos (RTA).
A dimensão do acervo do PA depende da capacidade do serviço para a digitalização dos relatórios e do seu registo na base de dados - Endovélico.
A utilização deste serviço deve ser feita de boa-fé e exige o reconhecimento da fonte e dos direitos de autor dos redatores dos relatórios; os relatórios destinam-se apenas para uso não comercial.
Solicita-se aos utilizadores que notifiquem os serviços de quaisquer erros que detetem nos recursos disponibilizados e que, caso realizem estudos não sujeitos ao RTA, disponibilizem para registo a respetiva referência bibliográfica.
A informação deverá ser remetida para os seguintes endereços: portalarqueologo@dgpc.pt e informacaoarqueologica@dgpc.pt.
A bibliografia que tenha por fonte os recursos aqui disponibilizados deve referi-lo.
Exemplo de uma citação correta:
Autor, A.A. (2015) - Título do documento. Acedido em: dia, mês, ano em: URL.
DIAS, Ana Carvalho (2010) - Trabalhos Arqueológicos prévios ao projecto de reabilitação de edifício a restaurante no Pátio dos Carrascos do Convento de Cristo. Acedido em: 27 de setembro, 2015 em:http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/
Escavação
2000
PNTA/98 - Projecto de Investigação para a Vila Velha de Numão
Relatório Aprovado
28/07/2000
23/09/2000
A escavação restringiu-se à escavação na necrópole da igreja de S. Pedro do Numão e teve como principal objectivo identificar os níveis de enterramento existentes. Determinar a existência na sondagem norte do nível pré-histórico identificado nos estratos inferiores do interior da Igreja de São Pedro.
Na área intervencionada em 2000 confirmou-se a existênciade dois níveis de enterramento sendo o primeiro essencialmente constituído por sepulturas em terra enquanto que no segundo nível de enterramento estas sepulturas encontram-se estruturadas por pequenas lajes, estando por vezes também parcialmente escavadas no afloramento rochosos. Comum a todas as sepulturas escavadas era a presença de ossários, localizados junto ao crânio e membros inferiores, o que envidência a contínua utilização deste espaço como local de enterramento durante um largo período de tempo. As sepulturas exumadas cortavam um nível, com cronologia atribuída ao calcolítico-bronze onde se registou o aparecimento de uma pequena área carbonizada, onde forma recolhido inúmeras sementes e carvões.
Paula Cristina Martins Barreira Abranches
-
-