Sondagem (2009)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    13341

  • Tipo

    Sondagem

  • Ano do trabalho

    2009

  • Projeto

    EIA - Bloco Oeste da Rede Secundária do Subsistema de Rega do Ardila

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    02/02/2009

  • Data de Fim

    19/02/2009

  • Objetivos

    Considerando a coincidencia do traçado previsto para a infra-estrutura projectada para o local com vestígios arqueológicos identificados em fase de EIA, a intervenção arqueológica realizada tinha como objectivo avaliar o potencial arqueoestratigráfico do local, com vista à recolha de informação que permitisse caracterizar aqueles vestígios do ponto de vista formal, funcional, tipológico e cronológico. Para além disso, pretendia-se ainda avaliar a extensão e condições de preservação dos vestígios preservados, de modo a ser possível a definição de medidas ulteriores de minimização arqueológica.

  • Resultados

    Embora a maioria das áreas escavadas tenha resultado no reconhecimento de vestígios arqueológicos em contextos revolvidos por acções recentes relacionadas com o plantioo do olival, foi possível reconhecer a presença de vestigios preservados em quatro das áreas de sondagem, relacionaveis com um contexto de ocupação antiga do local, nomeadamente de Época Romana. Assim, as áreas de sondagem 1, 2, 3, 4, 5, 10 e 11 não revelaram vestígios preservados de ocupação antiga do local. Ainda assim, a sua escavação resultou na recuperação de um conjunto significativo de material arqueológico, coerente com a ocupação identificada nas restantes áreas de sondagem, aqui integrados em depósitos recentemente perturbados pelos trabalhos agrícolas relacionados com o plantio do olival. Na sondagem 6 identificou-se um contexto interpretado como possível área de lixeira integrando um conjunto material coerente, de cronologia romana: cerâmica comum, cerâmica de construção, sigillata, dolia, ânfora, lucerna e também restos de fauna. Na sondagem 7 identificou-se uma estrutura de pedra e argamassa, de forma algo irregular, sendo difícil, pela reduzida área intervencionada, definir a sua morfologia, e funcionalidade. Na sondagem 8 colocouse a descoberto um conjunto de 3 estruturas: a mais antiga, composta por pedra e argamassa, apresenta aparelho algo regular, tendo-se preservado cerca de 4 fiadas em altura; uma segunda estrutura, também formada por pedra e argamassa, encosta à estrutura primeira; finalmente, a mais recente é composta por pedras de tamanho variado, cerâmica de construção e argamassa. Na sondagem 9, identificou-se uma estrutura negativa - muito afectada pelos trabalhos de plantio do olival - possivelmente para colocação de recipiente de armazenamento.

  • Responsável

    -

  • Co-Responsáveis

    Carlos Emanuel Araújo Ferreira, Maria João de Sousa Neves, Miguel Jorge Gomes Tavares de Almeida, Mónica Patrícia Gomes de Almeida e Silva Corga, Rui Carlos Silva Barros Ferreira Couto e Susana Andreia Batista de Almeida Nunes

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)