Sondagem (2009)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    30198

  • Tipo

    Sondagem

  • Ano do trabalho

    2009

  • Projeto

    EIA - Blocos de Rega de Alfundão e Respectiva Adução - Subsistema Alqueva

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    10/07/2009

  • Data de Fim

    01/09/2009

  • Objetivos

    Tendo em conta a possibilidade da concordância de vestígios arqueológicos preservados com o traçado projectado para as infra-estruturas, os trabalhos de sondagem arqueológica a realizar no sítio do Ribeira do Pisão 4 tinham como objectivo principal avaliar o potencial arqueológico do sítio e proceder à recolha de informação que permitisse a sua caracterização do ponto de vista formal, tipológico, funcional e cronológico. A par deste objectivo, pretendiase ainda avaliar a extensão e o estado de preservação de eventuais vestígios arqueológicos preservados no local, por forma a avaliar como estes seriam, ou não, afectados pela construção das infra-estruturas previstas, com vista à definição de medidas ulteriores de minimização de impacte.

  • Resultados

    Durante a intervenção de Arqueologia Preventiva realizada pela Dryas no sítio da Ribeira de Pisão 4 foi identificado um conjunto de estruturas pétreas e níveis arqueológicos preservados relacionados com uma ocupação de Época Romana do local. Estas ocorrências restringem-se ao topo aplanado da elevação e coincidem com a zona que evidencia uma maior concentração de material arqueológico à superfície. À medida que nos afastamos do topo da elevação, os trabalhos revelaram, exclusivamente, depósitos de formação natural, fortemente afectados por acção antrópica relacionada com a actividade agrícola local, que incluem fragmentos de cerâmica de cronologia romana (cerâmica comum e construção, fragmentos de terra sigillata, ânfora e dolia), a par de materiais de cronologia mais recente, nomeadamente faiança e cerâmica vidrada. A fracção superior da estratificação observada na totalidade da área escavada na Ribeira do Pisão 4, corresponde a um conjunto de depósitos de formação natural, relacionados com a dinâmica de sedimentação da área, afectados por acção antrópica decorrente da actividade agrícola local. Os materiais contidos nestes depósitos ¿ de cronologia diversa ¿ encontram-se em evidente posição secundária, tendo sido integrados nos mesmos quer por força de processos naturais de sedimentação ¿ nomeadamente nas zonas de vertente intervencionadas ¿ quer por acção das lavras que terão potenciado a dispersão de materiais de Época Contemporânea relacionados com ocupações antrópicas mais recentes do sítio, assim como a remobilização e dispersão de materiais arqueológicos de Época Romana a partir de depósitos subjacentes, relacionados com uma ocupação mais antiga destes espaço. Sob estes depósitos, e parcialmente preservados da afectação resultante dos trabalhos agrícolas, foram identificados vestígios relacionados com uma ocupação de tipo doméstico, de cronologia romana (séculos I e II da nossa era), na área topograficamente mais proeminente do espaço da intervenção, nomeadamente: um conjunto de estruturas pétreas e um nível de materais arqueológicos. O facto do conjunto artefactual associado incluir cerâmica doméstica e de armazenamento e um conjunto de 17 pesos de tear, sugere a associação destes a um contexto de armazenamento e área de tecelagem, coerente com a hipotese de estarmos perante vestígios preservados da pars rústica de uma villa.

  • Responsável

    -

  • Co-Responsáveis

    Catarina Alexandra Fernandes Mendes, Maria João de Sousa Neves, Rui Carlos Silva Barros Ferreira Couto e Susana Andreia Batista de Almeida Nunes

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)