Sondagem (2012)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    3568

  • Tipo

    Sondagem

  • Ano do trabalho

    2012

  • Projeto

    Trabalhos arqueológicos no Largo da Penaventosa - Porto

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    24/02/2012

  • Data de Fim

    28/03/2012

  • Objetivos

    Os trabalhos de sondagem arqueológica prévia destinam-se à avaliação do potencial arqueoestratigráfico da área de intervenção da empreitada, com vista à sua caracterização do ponto de vista arqueológico e patrimonial. Pretende-se com este procedimento: 1. avaliar o impacto da empreitada prevista sobre eventuais vestígios arqueológicos preservados; 2. proceder à recolha de informação que permita caracterizar, do ponto de vista tipológico, funcional e cronológico, as ocupações humanas antigas a que se reportem quaisquer vestígios reconhecidos; 3. avaliar o estado de preservação e extensão de vestígios reconhecidos, por forma a propor medidas ulteriores de minimização de impacto arqueológico da obra.

  • Resultados

    Os trabalhos de sondagem arqueológica agora realizados nas parcelas com os números 17 a 27 do Largo da Pena Ventosa, permitiram registar a existência de várias estruturas e níveis arqueológicos preservados. Os vestígios aqui identificados abarcam uma ampla diacronia, desde a época Medieval à época Contemporânea, o que evidencia a dinâmica construtiva e os modelos de gestão deste espaço ao longo dos tempos. A fase mais antiga da ocupação é representada por um conjunto de pisos e níveis de circulação associados a materiais cerâmicos de cronologia medieval. Já durante o século XVIII o espaço é modificado com a realização de diversos aterros que cobrem os níveis medievais e sobre os quais assentam várias estruturas relacionadas com um edifício anterior, nomeadamente um empedrado e duas paredes. O empedrado, identificado na sondagem 2, corresponde a um nível composto por grandes blocos graníticos, relativamente nivelados. Esta estrutura prolonga-se para o corte estratigráfico SW da sondagem, tendo sido já identificado na totalidade da área da sondagem 1 da intervenção arqueológica anterior à parede - ue[89]/ ue[90] - é construída em pedra seca, com blocos graníticos de média e grande dimensão, alguns dos quais reaproveitados, e cujos interstícios estão preenchidos com pequenas pedras. Parece corresponder à esquina de um edifício anterior, com uma parede com orientação SE-NW e outra com orientação SW-NE. Finalmente foi reconhecida, em ambas as áreas de sondagem, uma outra parede, destruída no seu lado NE pela vala de instalação de uma infraestrutura recente, com orientação SE-NW, posterior às restantes, ainda que não seja possível quantificar esta relação temporal. Posteriormente, foi construído um aqueduto com orientação e pendente N-S, composta por duas paredes em pedra argamassada e com cobertura de grandes lajes graníticas. Da utilização desta estrutura restam dois depósitos identificados no interior da estrutura e que enquadram materiais que sustentam uma cronologia dentro do século XIX. De meados do século XIX a finais do século XX destacam-se dois grandes momentos: O primeiro momento corresponde à construção da parede que atualmente divide os dois edifícios intervencionados. Incluímos neste momento a utilização do local ao nível dos degraus identificados na sondagem 1 de PNV25, cujas cotas são coincidentes com as do piso identificado sobre o aqueduto e que cobriria a sapata da parede do edifício. O segundo momento caracteriza-se pela sucessão de depósitos com vista à colmatação das estruturas anteriores e ao nivelamento das áreas para assentamento de novos pavimentos, em ambas as parcelas. Sobre estes depósitos, com materiais diversos e com ampla diacronia, assentam pisos em saibro e em betão que correspondiam ao pavimento do edifício aquando do início da intervenção de arqueologia.

  • Responsável

    -

  • Co-Responsáveis

    Gina Maria Mendes Dias, Lília Neto Basílio, Ricardo Manuel Pimenta dos Santos e Susana Andreia Batista de Almeida Nunes

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0