Levantamento (2007)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    781

  • Tipo

    Levantamento

  • Ano do trabalho

    2007

  • Projeto

    Estudo de Caracterização da Ponte de Goimil, Matosinhos

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    28/08/2007

  • Data de Fim

    31/07/2008

  • Objetivos

    Desmatação, identificação e remoção de espécies infestantes biológicas e levantamento do estado de conservação da estrutura. Estudo de caracterização e registo gráfico e fotográfico da ponte. Sondagens arqueológicas de avaliação.

  • Resultados

    A intervenção arqueológica a que se reporta este relatório forneceu uma série de novos dados acerca da ponte de D. Goimil, contribuindo, de uma forma geral, para um melhor conhecimento da construção pontística e viária no âmbito da Arqueologia Medieval. A realização das sondagens arqueológicas permitiu caracterizar do ponto de vista arqueológico a estratigrafia, a natureza e a cronologia dos sedimentos aí depositados. A identificação das relações estratigráficas e o registo do edificado permitiram confirmar e dar mais um contributo no conhecimento das diferentes fases ou períodos históricos da estação arqueológica. Assim, foi possível identificar o lajeado em granito anterior ao pavimento atual, que poderá ser um elemento a valorizar no âmbito do projeto em causa. Outros elementos foram identificados, como outros níveis de circulação anteriores ao lajeado, cuja importância arqueológica é incontornável, principalmente o lajeado em granito, de provável cronologia medieval, detetado na sondagem 03. O espólio arqueológico recolhido durante a intervenção arqueológica é bastante escasso, tendo em conta a área escavada, enquadrando-se, de uma forma geral, nos períodos Moderno e Contemporâneo. O estudo dos paramentos da ponte, aliado a uma pesquisa histórica do monumento e aos resultados dos trabalhos arqueológicos, providenciaram novos dados sobre a evolução arquitetónica do edificado, nomeadamente a identificação de diferentes momentos construtivos. A escavação dos sedimentos que encostavam à ponte colocou a descoberto uma significativa parte dos alçados montante e jusante que não eram percetíveis, verificando-se a existência do aparelho construtivo pseudo-isódomo, característico da época medieval. A avaliação das espécies biológicas infestantes e do estado de conservação da ponte permitiu obter um quadro das diferentes patologias presentes na estrutura, essencial para o desenvolvimento do projeto de recuperação e reabilitação que irá ser levado a cabo. No âmbito deste projeto, a intervenção arqueológica proporcionou a descoberta de elementos cuja importância arqueológica e patrimonial é incontornável e, dando um melhor conhecimento sobre outros, contribuiu, consequentemente, para uma mais valia histórica do local. Por todos estes elementos, torna-se necessária uma estreita articulação entre os resultados da intervenção arqueológica e o desenvolvimento do projeto em causa, de forma a precaver e a minimizar os riscos inerentes a ações deste género. Nesse sentido, parece-nos que constituiria uma indiscutível mais valia que o projeto contemplasse a valorização da Ponte de D. Goimil através da substituição das argamassas de cimento por argamassas à base de saibro e do alargamento das margens a montante e a jusante, permitindo que os alçados da ponte ficassem visíveis na sua globalidade, devolvendo-lhe, deste modo, a dignidade de outrora e evidenciando o seu cariz medieval.

  • Responsável

    -

  • Co-Responsáveis

    Jorge Manuel Vieira Fonseca, José Manuel Pinto Varela, Maria Teresa Mendes da Silva, Maria da Conceição Leite Pires, Ricardo Jorge Coelho Marques Abrantes Teixeira e Vítor José Jesus da Fonseca

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)