Escavação (2015)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    35825

  • Tipo

    Escavação

  • Ano do trabalho

    2015

  • Projeto

    EIA - Sistema Hidráulico de São Matias - Subsistema de Rega do Alqueva - Pedrógão

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    12/02/2015

  • Data de Fim

    25/02/2015

  • Objetivos

    Os trabalhos de escavação levados a cabo no sítio de Monte da Miranda de Cima 2, tinham como objectivo a identificação de eventuais estruturas arqueológicas escavadas no subsolo e a sua posterior escavação integral e registo com recurso a metodologias que permitissem a recolha de informação necessária à sua caracterização. Eram assim objectivos essenciais dos trabalhos realizados proceder à caracterização cronológica, tipológica, morfológica e funcional dos vestígios de ocupação antrópica antiga registados no local e compreender a forma como se relacionavam, nomeadamente ¿ e dada a especificidade dos vestígios ¿ de modo a avaliar a possibilidade de determinar da sua contemporaneidade. Para além disso, era também objectivo da intervenção avaliar a extensão dos vestígios arqueológicos existente no local e respectivo estado de preservação, de modo a ser possível determinar da necessidade de implementação de medidas ulteriores de minimização de impacto arqueológico.

  • Resultados

    A intervenção de arqueologia preventiva levada a cabo no sítio de Monte da Miranda de Cima 2 resultou no reconhecimento de uma estrutura antiga do tipo conduta/canalização de condução de águas de cronologia romana, em bom estado de conservação. Trata-se de uma estrutura subterrânea de desenvolvimento linear, orientada no sentido sudeste-noroeste, definida por dois alinhamentos (com cerca de 20 cm de espessura), à base de pedra de natureza gabro-diorítica, com alguns fragmentos de cerâmica de construção (later e tegulla) e cerâmica comum, agregados por uma argamassa muito compacta de cal e areia. O canal interior, com base construída em opus signinum, onde correria a água apresenta cerca de 18cm de largura. A tampa de cobertura é feita por later. Todos os lateres usados neste estrutura têm pasta de coloração laranja, e alguns apresentam decoração incisa, com motivos rectilinios e circulares. Esta canalização, para além do canal de condução de águas, também é composta por uma caixa de visita ou decantação (?) com fundo em opus signinum, definida por paredes em aparelho misto, composto maioritariamente por opus latericium, assente em alvenaria de pedra local irregular e miúda e fragmentos de cerâmica de construção (later e tegula), agregados por argamassa de cal e areia. O seu interior apresenta as seguintes dimensões: 68 cm x 62 cm; 67 cm de altura. Desconhece-se a tipologia da tampa, possivelmente destruída durante a execução de trabalhos agrícolas anteriores a esta intervenção.

  • Responsável

    -

  • Co-Responsáveis

    Gina Maria Mendes Dias e João Francisco Pereira Abrantes

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0