Escavação (2015)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    35173

  • Tipo

    Escavação

  • Ano do trabalho

    2015

  • Projeto

    EIA - Sistema Hidráulico de São Matias - Subsistema de Rega do Alqueva - Pedrógão

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    07/01/2015

  • Data de Fim

    05/03/2015

  • Objetivos

    Os trabalhos de escavação levados a cabo no sítio do Caldeireiro tiveram como objetivo a identificação de eventuais estruturas arqueológicas escavadas no subsolo, a sua posterior escavação integral e registo com recurso a metodologias que permitissem a recolha de informação necessária à sua caracterização. Foram assim objetivos essenciais dos trabalhos realizados proceder à caracterização cronológica, tipológica, morfológica e funcional dos vestígios de ocupação antrópica registados no local e compreender a forma como se relacionavam, nomeadamente - e dada a especificidade dos vestígios - de modo a avaliar a possibilidade de determinar da sua contemporaneidade. Para além disso, foi também objetivo da intervenção avaliar a extensão dos vestígios arqueológicos existentes no local e respetivo estado de preservação, de modo a ser possível determinar da necessidade de implementação de medidas ulteriores de minimização de impacto arqueológico.

  • Resultados

    A intervenção arqueológica realizada no Caldeireiro permitiu observar um conjunto diversificado de estruturas em negativo. Nas sondagens 01, 03 e 10 foram identificados 3 silos de características e tamanho similar. Na sondagem 06 e 07 identificou-se uma vala que se desenvolvia sensivelmente de Leste para Oeste, medindo aproximadamente 0.80m de largura, 0.40m de profundidade e tinha perfil em U. Na sondagem 08 foi identificada uma grande estrutura em negativo de configuração ovalada, com 5.60m de comprimento máximo, 2,40m de largura visível e aproximadamente 0.40m de profundidade máxima. As características desta estrutura, sobretudo a sua planta e o elevado número de entalhes ou buracos de poste identificados, poderá indicar estarmos perante um fundo de uma cabana. Na sondagem 09 foi identificada uma estrutura que nos parece corresponder a uma cabana, de grandes dimensões, que tinha planta oblonga com cerca de 5m de largura, 3m de comprimento, atingindo na sua zona mais profunda cerca de 2m. Relativamente à cronologia e funcionalidade desta grande estrutura, podemos referir que recolhemos alguns materiais arqueológicos, como fragmentos de dollium, vidro e Sigillata, que nos permitem apontar uma cronologia relativa e indirecta para o período romano ou alto-medieval para a utilização deste local. Em jeito de conclusão podemos afirmar que as estruturas identificadas no sítio do Caldeireiro deixam antever estarmos perante duas áreas distintas, em que na zona Oeste se localizaria uma área relacionada com actividades agrícolas, em que os 3 silos e a fossa identificada corresponderiam à área de armazenamento, enquanto na zona Leste se localizaria a área habitacional, destacando-se a estrutura identificada na sondagem 09, onde foram recolhidos fragmentos de vidro e sigillata, normalmente associados a contextos domésticos. A proximidade entre o sítio do Caldeireiro e os vestígios arqueológicos identificados na Horta do Pombal e em Pombal 1 parecem corroborar estas cronologias e podem até permitir inter-relacioná-los. Concluindo, podemos afirmar que o sítio do Caldeireiro terá sido utilizado entre o Período Romano e a Alta Idade Média, parecendo-nos evidente a sua relação com os sítios arqueológicos existentes nas imediações e que se relacionam com a contínua exploração agrícola desta área.

  • Responsável

    César Leandro Pereira Guedes

  • Co-Responsáveis

    -

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0