Sondagem (2015)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    35363

  • Tipo

    Sondagem

  • Ano do trabalho

    2015

  • Projeto

    EIA - Sistema Hidráulico de São Matias - Subsistema de Rega do Alqueva - Pedrógão

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    10/12/2014

  • Data de Fim

    21/01/2015

  • Objetivos

    Os trabalhos de escavação levados a cabo no sítio Monte da Carocha 3 tiveram como objetivo a identificação de eventuais estruturas arqueológicas escavadas no subsolo e a sua posterior escavação integral e registo com recurso a metodologias que permitissem a recolha de informação necessária à sua caracterização. Foram assim objetivos essenciais dos trabalhos realizados, proceder à caracterização cronológica, tipológica, morfológica e funcional dos vestígios de ocupação antrópica registados no local, bem como compreender a forma como se relacionavam. Para além disso, foi também objetivo da intervenção avaliar a extensão dos vestígios arqueológicos existentes no local e respetivo estado de preservação, de modo a avaliar a necessidade de implementação de medidas de minimização de impacto arqueológico ulteriores.

  • Resultados

    A intervenção arqueológica realizada no Monte da Carocha 3 permitiu observar duas áreas ou ambientes distintos de ocupação humana. Na zona mais baixa, junto de uma linha de água, registou-se um conjunto de seis estruturas em negativo, de tipo fossa, com configuração semelhante, e cuja atribuição de uma cronologia concludente se afigurou tarefa difícil. Estas estruturas eram colmatadas por uma única camada estratigráfica, que no caso das sondagens 01, 02, 03, 4 e 09 se revelou arqueologicamente estéril. A sondagem 08 revelou um interface vertical que não aparenta ser de origem antrópica. O outro ambiente de ocupação humana identificado no Monte da Carocha 3 não apresenta relação direta com estas estruturas em negativo, localizando-se a cerca de 80m de distância para Nordeste. Nesta área foi identificado um pequeno forno de planta circular com cerca de 1.50m de diâmetro na zona da câmara e que era acessível por intermédio de uma pequena rampa ou corredor de acesso. No interior da câmara e encostados à parede do forno observamos a existência de 5 pilares ou arranques dos três arcos que suportariam uma grelha. O material arqueológico recolhido era composto por fragmentos de material de construção, telhas e tijolos, observando-se alguns fragmentos de telhas com deformação, indiciando que a última fornada terá sido de telhas. A ausência de cerâmica comum entre o espólio recolhido não invalida que esta estrutura não tenha também cozido louça. No que concerne à cronologia do forno, os materiais recolhidos apontam para uma cronologia de Época Romana e da Alta Idade Média. A proximidade do sítio do Monte da Carocha 2, onde foi identificado um poço de cronologia romana (Endovélico, CNS35362) e os paralelos tipológicos para a técnica construtiva desta estrutura, nomeadamente as similitudes com o forno romano da Pipa (PINTO, 2012), leva-nos a apontar o período romano como data provável de construção desta estrutura, que se terá mantido em funcionamento até ao período Alto-Medieval Islâmico, como parecem atestar os fragmentos de telha com decoração incisa, composta por linhas onduladas paralelas.

  • Responsável

    -

  • Co-Responsáveis

    César Leandro Pereira Guedes e Maria João de Sousa Neves

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0