Torres Novas - Terreiro Santa Maria

Sítio (22029)
  • Tipo

    Necrópole

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Torres Novas/Torres Novas (Santa Maria, Salvador e Santiago)

  • Período

    Idade Média e Moderno

  • Descrição

    A estação arqueológica está situada num planalto a Sul do Castelo de Torres Novas, a poucos metros do mesmo e corresponde ao local onde existia a Igreja de Santa Maria do Castelo que, segundo a tradição oral, seria uma das mais antigas da vila de Torres Novas tendo sido demolida em 1974 por razões de segurança. No terreno são visíveis algumas estruturas (nomeadamente uma abside gótica) que poderá estar relacionada com a existência de outros templos no local. Até 1311 foi comenda da ordem dos Templários. No século XVII é descrita como um templo de uma só nave com o teto em caixotões e com pinturas. A capela-mor era em abóbada de berço e do lado da epístola tinha duas capelas. Também no século XVII a igreja terá sido forrada a azulejos. O terramoto de 1755 arruinou a igreja, que seria restaurada em 1758, tendo novamente caído em ruína e restaurada em 1864, sendo definitivamente destruída em 1974. O interior da igreja foi utilizado como necrópole. No âmbito de diferentes projetos para arranjo urbanístico do Terreiro de St.ª Maria, foram realizados trabalhos de escavação em 2004 e 2005, da responsabilidade de Jorge Sousa e em 2011 da responsabilidade de Mário Varela Gomes. Recentemente (2018 e 2021), e no âmbito do PEDU foram intervencionados novos contextos, que revelaram a existência de um troço da Cerca Fernandina, níveis de necrópole e restos de estruturas, ainda por definir. Estes últimos trabalhos são da responsabilidade de Adelaide Pinto, Vanessa Sousa e Cláudia Santos e Adelaide Pinto e Cláudia Santos, respetivamente.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O sítio localiza-se no Centro Histórico de Torres Novas, em frente ao castelo. O acesso faz-se pela Rua Gil Pais, que corre a sul, Largo Herois de Diu, a poente, ou pelo Norte, através da Rua General António César Vasconcellos Correia.

  • Espólio

    Cerâmica comum, cerâmica de construção, pregos em ferro, moedas, botões, medalhas, alfinetes, estelas funerárias, contas de colar, esporas, fivelas, ossos humanos.

  • Depositários

    Câmara Municipal de Torres Novas

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 22029 e 2008/1(199)

Bibliografia (7)

Anais Torrejanos (1939)
Cabeceiras de sepultura do Museu de Torres Vedras (1982)
Memórias de Torres Novas (1936)
Mosaico Torrejano. Miscelânia de retalhos do Passado de Torres Novas para Memoração no Futuro (1936)
Mosaico torrejano: miscelânea de retalhos do passado e do presente de Torres Novas para memoração no futuro (1985)
Pinceladas Torrejanas - História Arte e Turismo (1992)
Torres Novas, Subsídio para a sua história. Torres Novas (1935)

Fotografias (0)

Localização