Cidade Romana de Ammaia

Sítio (300)
  • Tipo

    Cidade

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Portalegre/Marvão/São Salvador da Aramenha

  • Período

    Romano

  • Descrição

    A cidade romana de Ammaia localiza-se numa encosta suave, virada a nascente, no lugar de São Salvador de Aramenha, próximo da barragem de Apartura, no Parque Natural da Serra de São Mamede, numa área de boa transitabilidade, em que se cruzavam várias vias romanas. Esta cidade dispersa-se por uma área de cerca de 22 hectares, dos quais apenas 5% tem sido alvo de trabalhos arqueológicos. Os vestígios arqueológicos deste sítio são conhecidos desde o século XVI, com as recolhas de Frei Amador Arrais. As primeiras escavações arqueológicas realizaram-se durante o século XX. No século XXI os trabalhos de investigação deste sítio têm sido promovidos pela Fundação Cidade de Ammaia, desenvolvendo-se várias parcerias nacionais e internacionais. Todas estas intervenções permitiram identificar vestígios estruturais e artefactuais de uma cidade romana, com uma longa diacronia de ocupação, cronologicamente balizada entre o final do século I a. C e o final do século V d. C. As intervenções arqueológicas têm-se centrado em três áreas principais, Porta Sul, Forum e Termas, que correspondem aos núcleos actualmente visitáveis. O forum de Ammaia implanta-se numa encosta que domina a área sul da cidade, correspondendo a um espaço de morfologia rectangular, com cerca de 66 m x 99 m. Na extremidade sudeste identificam-se estruturas que podem corresponder a vestígios da basílica e da cúria e na extremidade oposta ergue-se o pódio de um templo (estrutura rectangular com 18m x 9 m) em posição elevada. Nas proximidades do forum registam-se vários vestígios estruturais pertencentes a um complexo termal, como um pequeno tanque revestido a mármore (frigidarium?) e uma piscina (natatio). A porta Sul, que correspondia à entrada principal da cidade e à passagem da via que ligava Ammaia a Emerita Augusta (Mérida), era ladeada por duas torres circulares, que se adossavam às muralhas (6 m de diâmetro) e se encontravam ligadas por um arco (não conservado). Nas proximidades desta porta identificaram-se vestígios de uma praça pública, pavimentada com blocos de granito. A partir dos vestígios de superfície, das fotografias áreas e prospecções geofísicas realizadas identificam-se outras estruturas urbanas, nomeadamente habitacionais, um possível anfiteatro no sopé da encosta na área oeste da cidade e um circo (ou hipódromo) na saída de São Salvador de Aramenha. Estes indícios reforçam a importância desta cidade romana e do seu potencial arqueológico. (atualizado por C. Costeira, 14/02/19).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Estrada Nacional n.º 359, Estrada Municipal S. Salvador de Aramenha / Porto da Espada.

  • Espólio

    Fragmentos de cerâmica comum, fragmentos de dolia, fragmentos de terra sigillata, numismas, pregos, ferros e escórias, fragmentos de lucernas, paredes finas, marcas de jogo, vidros, braceletes em pasta de vidro, ossos e placas de mármore. Destaca-se a recolha de alguns amuletos em bronze em pasta de vidro e duas pedras de anel. Torso de criança togada - Núcleo Museológico de Ammaia (Gonçalves, 2007) Um leão funerário em mármore presentemente na Casa-Museu José Régio, Portalegre, poderá ter provindo deste sítio (Gonçalves, 2007).

  • Depositários

    Fundação Cidade de Ammaia , Museu Municipal de Marvão e Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 00300 e 2002/1(700)

Bibliografia (27)

A Freguesia da Aramenha sob ao domínio romano. S. Salvador da Aramenha: História e Memórias da Freguesia. Ibn Maruán, 13 (2005)
A cidade romana de Ammaia: as Termas do Forum (notícia preliminar). Ibn Maruan (2002)
A estátua romana da Escusa. Aramanha, Marvão. IBN MARUÁN (1991)
A sociedade luso-romana do Município de Ammaia. Sociedade y Cultura en Lusitania Romana: IV Mesa Redonda Internacional (2000)
Almeida e a Cidade de Ammaya (marvão no itenerário de Târiq ibn Ziyâd e do seu exército. Muçulmanos e Cristãos entre o Tejo e o Douro (Sécs. VIII a XIII) (2005)
Ammaia - um projecto auspicioso. Conimbriga (2006)
Ammaia de Ibn Maruán. IBN MARUÁN (1991)
Ammaia e a sua rede viária, algumas propostas de trabalho. Ibn Maruan (2002)
Ammaia, Medobriga e as ruínas de S. Salvador de Aramenha. Dos Antiquários à Historiografia actual. A Cidade. Revista Cultural de Portalegre (1996)
Cidade de Ammaia, Marvão. IBN MARUÁN (1996)
Cidade romana de Ammaia, S. Salvador de Aramenha, Marvão, Portugal. Actas do 2º Congresso de Arqueologia Peninsular, Zamora, 1996 (1999)
Da Pré-História à romanização na freguesia de S. Salvador da Aramenha. S. Salvador da Aramenha: História e Memórias da Freguesia. Ibn Maruán, 13 (2005)
Da desagregação do império ao período visigótico na freguesia de S. Salvador da Aramenha. S. Salvador da Aramenha: História e Memórias da Freguesia. Ibn Maruán, 13 (2005)
Dois depósitos monetários encontrados na Porta Sul (Ammaia). Ibn Maruan (2002)
Escultura romana em Portugal: uma arte do quotidiano (2007)
Extremadura. Colección de sus inscripciones y monumentos (1852)
Intervenções preventivas na área dos Estacionamentos (Ammaia). Actas das III Jornadas de Arqueologia do Norte Alentejano ¿ 2005 (2007)
Las termas y balnea romanos de Lusitania (2004)
Localização da cidade de Ammaia. Ethnos (1935)
Numismática ammaiense: notas preliminares. Ibn Maruan (2000)
O Forum de Ammaia e a Prospecção Geofísica. Actas das III Jornadas de Arqueologia do Norte Alentejano ¿ 2005 (2005)
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário (1993)
Premiers résultats d'un projet de recherche d'archéologie du paysage dans la basse vallée du Wadi S.bir (Rio Sever): le territoire d'Ammaia/ Marvão de l'Antiquité tardive au Moyen âge. Arqueologia do norte alentejano (2011)
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
Três notas sobre o Alentejo romano. Al-madan (1999)
Vidros romanos de Aramenha e Mértola. O Arqueólogo Português (1971)

Fotografias (41)

Localização