Escavação (2000)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    300

  • Tipo

    Escavação

  • Ano do trabalho

    2000

  • Projeto

    PNTA/98 - Arqueologia do Nordeste Alentejano

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    07/02/2000

  • Data de Fim

    22/12/2000

  • Objetivos

    Delimitar o perímetro urbano e o território correspondente ao municipium. Estabelecer cronologias para a implantação, evolução e abandono da cidade da Ammaia. Caracterizar os diferentes aspectos do urbanismo da cidade. Reconhecer a importância dos aspectos político-económicos no desenvolvimento e sobrevivência da Ammaia. Caracterizar os aspectos sociais, culturais, religiosos da civitas. Identificar os diferentes sítios romanos que foram implantados no território do município. Caracterizar as diferentes formas de ocupação romana do território do município. Localizar a rede viária romana que servia o municipium. Conhecer o intercâmbio político, económico, social, religioso e cultural da Ammaia, com outros pontos do império. Destacar o papel do municipium no contexto geral da administração romana.

  • Resultados

    Relativamente aos dados obtidos com as escavações efectuadas no ano transacto, podemos referir três áreas: continuação dos trabalhos arqueológicos na zona do Fórum, tendo sido parcialmente escavadas sete sondagens no topo Noroeste, estas permitiram comprovar a orientação das estruturas anteriormente descobertas. Os muros identificados correspondem às paredes interior e exterior do criptopórtico do Fórum, apresentando uma construção elaborada e extremamente robusta. Destas sondagens apenas concluímos uma, a sondagem Q-1003/D, esta encontra-se situada no espaço que corresponde ao interior da estrutura porticada, aparecendo parte das paredes nos cantos Noroeste e Sudeste, foi escavada até ao alicerce tendo evidenciado poucos materiais arqueológicos, parecendo que toda a área terá sido entulhada propositadamente, possivelmente para reforçar a estrutura do Forum. No interior do edifício da Quinta do Deão, concluímos os trabalhos iniciados em 1995, com vista à adaptação do edifício a Museu. Toda a área do edifício apresenta uma zona de habitação, caracterizada por construções modestas, pelo menos, na fase de abandono. Curiosamente a orientação do edifício seguiu a mesma que as estruturas romanas, não tendo sido para já detectada qualquer sobreposição. Alguns espaços, ainda que não totalmente delimitados, parecem indicar já qual a sua função, apareceram diversas lareiras, mós domésticas e uma zona de armazenagem (dolium inteiro). Pátio, nesta área, foi detectado diversa construção, demolições e sobreposições de estruturas e uma sucessiva remodelação do espaço como espaço habitacional complementar dos vestígios detectados no interior do edifício. Relativamente à cronologia desta zona podemos referir que terá sido ocupada desde meados do século I d. C. até meados do século V. Foi-nos possível reunir toda a colecção epigráfica que se encontrava no Museu Municipal de Marvão, e que era proveniente da cidade de Ammaia e elaborámos o inventário dos materiais da colecção particular pertencente à Dra. Delmira Maçãs, provenientes dos terrenos onde se situa a cidade.

  • Responsável

    Juan Javier Enriquez Navascués e Vasco Gil da Cruz Soares Mantas

  • Co-Responsáveis

    -

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0