Vale de Galegos - Tapada das Guaritas (Sector I)

Sítio (509)
  • Tipo

    Granja

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Portalegre/Castelo de Vide/São João Baptista

  • Período

    Alta Idade Média

  • Descrição

    O sítio da Tapada das Guaritas está implantado numa zona de vale, atravessada por uma ribeira subsidiária da Ribeira de Figueiró. Destaca-se a presença de afloramentos graníticos no terreno, alguns deles com sepulturas escavadas na rocha (que contabilizam um total de seis) e dois pequenos esporões onde se identificou material de construção cerâmico e vestígios de estruturas pétreas. A escavação de Agosto de 2014 realizou-se num desses esporões, designado por Sector I, localizado a 37 m a Oeste da estrada que segue para o Vale da Bexiga, 170 m antes do cruzamento que segue para o Monte Caldeira (direcção Este). Foi possível identificar uma estrutura de vivenda constituída por duas fases de construção. Um primeiro compartimento quadrangular com entrada orientada a Este, com 36 m2 e um segundo compartimento retangular, acrescentado a Este do primeiro, com uma nova entrada voltada a Norte e com uma área de 45m2. A existência de estruturas exteriores, interpretadas como currais/cercas, atestam a ocupação e aproveitamento do espaço em torno da vivenda. Em 2017 foi realizada uma sondagem de diagnóstico adicional no sector I da Tapada das Guaritas, mais precisamente na estrutura exterior de maior dimensão, interpretada como um curral. A identificação de cultural material de uso quotidiano permite sugerir usos múltiplos para este tipo de espaços semiexteriores, para além da sua provável utilização como cerca para recolher animais.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    1,5 km a Sul do km 6,250 da entrada de Castelo de Vide - Alpalhão e a 1,5 km SE do Monte do Vale da Manceba.

  • Espólio

    Identificaram-se peças de cerâmica comum coerentes com uma utilização doméstica do espaço, como sejam os potes/panelas com marcas de uso ao fogo. Identificaram-se também cossoiros, mós manuais (duas delas parte do mesmo moinho circular e uma terceira barquiforme) e algumas peças metálicas das quais destacamos um gume de faca.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 00509 e 90/1(100)

Bibliografia (4)

Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de Vide (1975)
Essa história também é minha: Arqueologia alto-medieval e divulgação científica no território de Castelo de Vide. Entre ciência e cultura: da interdisciplinaridade à transversalidade da arqueologia. Actas do VIII Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (2016)
Objectos arqueológicos alto-medievais em contexto doméstico: o caso da Tapada das Guaritas (Castelo de Vide, Portugal). Medieval Sophia (2017)
Projecto de investigação "Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide". Entre ciência e cultura: Da interdisciplinaridade à transversalidade da arqueologia. Actas do VIII Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (2016)

Fotografias (0)

Localização