Sondagem (2009)

Trabalho arqueológico
  • CNS

    30168

  • Tipo

    Sondagem

  • Ano do trabalho

    2009

  • Projeto

    EIA - Blocos de Rega de Alfundão e Respectiva Adução - Subsistema Alqueva

  • Estado

    Relatório Aprovado

  • Data de Início

    06/08/2009

  • Data de Fim

    13/08/2009

  • Objetivos

    Tendo em conta a possibilidade da concordância de vestígios arqueológicos preservados com o traçado projectado para as infra-estruturas, os trabalhos de sondagem arqueológica a realizar no sítio do Monte da Figueirinha tinham como objectivo principal avaliar o potencial arqueológico do sítio e proceder à recolha de informação que permitisse a sua caracterização do ponto de vista formal, tipológico, funcional e cronológico. A par deste objectivo, pretendia-se ainda avaliar a extensão e o estado de preservação de eventuais vestígios arqueológicos preservados no local, por forma a avaliar como estes seriam, ou não, afectados pela construção das infra-estruturas previstas, com vista à definição de medidas ulteriores de minimização de impacte.

  • Resultados

    A estratificação observada não revelou quaisquer níveis ou estruturas arqueológicas preservadas, tendo sido somente registados níveis de formação natural, afectados na sua fracção superior por acção antrópica, relacionada com a actividade agrícola local, integrando raros fragmentos de cerâmica, aparentemente de fabrico manual, em evidente posição secundária. O contexto de recuperação, a par do mau estado de conservação dos fragmentos cerâmicos recolhidos durante a escavação, sugerem que os mesmos tenham sido incorporádos nestes depósitos por dispersão a partir de um ponto original com localização diferente da área agora intervencionada. Esta incorporação terse- à dado quer por acção antrópica relacionada com a actividade agrícola, quer por processos de sedimentação natural relacionados com a dinâmica da vertente em causa. A julgar pelos resultados dos trabalhos de prospecção arqueológica, esse ponto original de dispersão poderá localizar-se cerca de 60 metros para este da área intervencionada, onde se identificou uma mancha de material arqueológico mais significativa que integra um conjunto de materiais de carecterísticas tecnológicas semelhantes áqueles recuperados em escavação, mas em melhor estado de preservação. Face aos resultados obtidos nas cinco áreas de sondagem realizadas no sítio do Monte da Figueirinha, não se prevêm situações de risco arqueológico no local decorrentes da implementação da obra projectada para o local. No entanto, considerando o conjunto de observações realizadas, nomedamente no que respeita à presença de uma mancha de materiais arqueológicos de superficie em relativo bom estado de conservação e compondo um conjunto homogéneo do ponto de vista tecnológico, considera-se esta como uma área de risco arqueológico médio.

  • Responsável

    -

  • Co-Responsáveis

    Catarina Alexandra Fernandes Mendes, Maria João de Sousa Neves, Rui Carlos Silva Barros Ferreira Couto e Susana Andreia Batista de Almeida Nunes

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)